Culinária Saúde

Salsa
planta medicinal Salsa de nome cientifico (Petroselinum crispum) usa-se para aliviar inflamações do figado e do baço. É hemostática. A salsa triturada detém o fluxo de sangue pelo nariz e de feridas; é depurativa; combate infecções urinárias ,  controla o excesso de açucar nos diabéticos, tomando sumo cru três vezes por dia.
Em infusão (30 gr de sementes de salsa numa chávena de água a ferver), tomada três vezes por dia, é útil em casos de retenção de urina e  na mulher. A infusão combate gases, flatulência e acidez do estômago, alivia a dor da menstruação. Em cataplasma melhora feridas, abcessos e contusões.
Uma mistura de salsa, azeite e sal introduzida no dente acalma a dor produzida pela carie. Uma folha de salsa fresca e picada na zona dorida alivia as picadas de insectos. As folhas usam-se tambem como condimento. Os talos da salsa ajudam a emagrecer pois são diuréticos. .
Em infusão aliviam as cólicas de bexiga e, em emplastros, curam contusões. É diurética e benéfica para os rins. Para regular a menstruação, extrai-se das sementes de salsa uma substância chamada apiol que, por ser perigosa, está reservada a usos farmacológicos. Elimina o mau hálito. Não se recomenda a mulheres que estão a amamentar, pois (seca o leite).
Contém tanta vitamina A e C que tem sido reconhecida como anticancerígena; também contém ferro e manganésio. Em cataplasma (triturar vários raminhos de salsa), colocado sobre a pele, cura equimoses. Não se deve consumir sementes durante a gravidez (é abortiva).






Os 10 Benefícios do Coentro para a Saúde

O Coentro foi trazido para o Brasil através dos escravos africanos, após a abolição da escravatura, o Coentro é uma erva que se utiliza como especiaria e que conta com numerosas propriedades benéficas para a saúde humana. Usam-se tanto as suas folhas como as suas sementes e em algumas ocasiões inclusive confunde-se com a salsa. Leia abaixo Os 10 benefícios do coentro para saúde:
Benefícios do Coentro na desintoxicação de metais pesados:
Coentro é conhecido por seus benefícios de desintoxicação de metais pesados. ele faz uma varredura e remoção dos metais pesados ​​do corpo. Os metais pesados ​​estão ligado com muitos problemas graves de saúde, incluindo câncer, doenças do coração, a deterioração do cérebro, problemas emocionais, doença renal, doença pulmonar e ossos fracos. Os compostos químicos no coentro se ligam aos metais tóxicos para fazer com que sair do corpo a partir dos tecidos(suor).
CoentroBenefícios do Coentro na Proteção Cardiovascular:
Todas as ervas são maravilhosos para suporte cardiovascular. Os ácidos orgânicos encontrados no coentro ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom colesterol (HDL). Ele também ajuda a dissolver o colesterol acumulam nas artérias para ajudar aqueles que sofrem de aterosclerose e doenças cardíacas. A atividade anti-diabética:
Em partes da Europa, coentro tem sido tradicionalmente referido como uma planta “anti-diabético”, devido à sua capacidade maravilhosa em ajudar a reduzir o colesterol e diminuir os níveis de açúcar no sangue (ele possuir 521 mg de potássio por 100 gramas!). Indivíduos que sofrem de diabetes têm problemas de regulação e de manter seu açúcar no sangue estável. Atividade Antioxidante:
Coentro contém é um antioxidante chamado quercetina (entre outros), na quais são antioxidante incrível. Os antioxidantes ajudam a proteger as células contra o estresse oxidativo causado pelos radicais livres (a principal causa do processo de envelhecimento). Proteger-se contra os radicais livres com antioxidantes é a maneira mais eficaz de reduzir o desenvolvimento de doenças crônicas na vida adulta. A atividade antioxidante no coentro ajuda a proteger contra a maioria das doenças degenerativas, incluindo câncer, doenças cardíacas, diabetes, artrite, a degeneração macular, doença de Alzheimer e muitos mais.
Efeitos anti-Ansiedade:
Coentro tem qualidades relaxantes musculares e pode agir como um sedativo leve. ele acalmar os nervos, ajudando a aliviar a ansiedade e reduzir os efeitos nocivos do estresse. Comendo coentro, pepino e suco de aipo após um longo dia é uma excelente maneira de entrar em vitaminas do complexo B para ajudar a acalmar a mente e ajudar a aliviar o stress.
Melhora a qualidade do sono:
Similar aos efeitos que tem sobre a redução da ansiedade, coentro é uma erva calmante, por isso também ajuda a melhorar a qualidade do seu sono.
Efeitos hipoglicemiante-açúcar:
Benefícios coentro para a saúde também passar a ajudar a diminuir o colesterol LDL, mas também pode reduzir a hipertensão, reduzindo a pressão arterial! A Cada porção de 100 g de folhas de coentro lhe oferece mais de 521 mg de potássio e apenas 46 mg de sódio (sais celulares que ocorrem naturalmente). Consumir uma dieta rica em potássio, baixo teor de sódio pode ajudar a controlar a pressão arterial. Tente sumo coentro ou colocá-lo em saladas!
Atividade anti-bacterianos e anti-fúngicos:
Coentro atua como um agente anti-séptico e anti-fúngica natural para a pele e doenças como a dermatite e ezema. Esta erva também tem propriedades anti-bacterianas maravilhoso que podem ser usados ​​para ajudar a melhorar a saúde oral. As substâncias antimicrobianas no coentro a ajuda a prevenir e curar a varíola também!
Desodorante Interno Natural:
A grande quantidade de clorofila no coentro é uma ótima maneira de desintoxicar o corpo de dentro para fora. Liberação de toxinas do fígado, rins e aparelho digestivo ajudar a remover o excesso de bactérias do corpo que, normalmente, suar e se acumulam em suas axilas e pés. Bactérias não gostam de clorofila (devido ao alto teor de oxigênio) e, portanto, esta erva ajuda o corpo a desinfetar e cheiro grande. Embora de origem incerta, sabe-se que os antigos egípcios já a utilizavam para embalsamar os corpos. É provavelmente originária da bacia do Mediterrâneo onde os gregos e os romanos a incluíam na confeção de pratos e bebidas. Na Idade Média, era cultivada nos jardins dos mosteiros. Esta planta é também conhecida por salsa árabe ou chinesa e é hoje cultivada um pouco por todo o mundo.
Em inglês, é conhecida por coriander e em espanhol por cilantro. É muito utilizada na cozinha indiana e árabe, tanto as sementes como as folhas. Entre nós, é mais comum utilizarem-se as folhas na confecção de vários pratos e as sementes no fabrico de confetis e outros doces.
Propriedades
Os coentros são digestivos, anti-séticos e calmantes. Na Índia, são considerados afrodisíacos, uma vez que servem para aumentar as glândulas mamárias. Esta está, no entanto, longe de ser a sua única vantagem. O coentro tem quatro vezes mais caroteno e três vezes mais cálcio do que a salsa.
Tem ainda proteínas, sais minerais, vitamina B e niacina. As folhas são muito ricas em ferro e vitamina C. Tanto os coentros como a salsa ajudam a neutralizar o hálito do alho. A tisana das folhas combate ainda a fadiga e alguns tipos de enxaquecas.
As suas sementes são um excelente digestivo quando mastigadas depois da refeição. Esta planta alivia ainda as dores de estômago em caso de digestões difíceis, vómitos e flatulência, estimulando o apetite e ajudando a secreção gástricos e intestinais.
Na medicina chinesa, inalam-se os vapores dos ramos dos coentros e massaja-se o corpo com chá para
 acalmar a comichão e eliminar as borbulhas do sarampo. Na antiguidade, estes eram mais utilizados pelas suas propriedades medicinais, mas hoje em dia é mais comum serem usados na culinária . Lamentamos esta mudança radical , o melhor será usar sempre ambas na sua vida.















plantas que curam

Quais os usos da hortelã

A hortelã é uma planta bastante accessível, pois provavelmente exista uma no seu jardim ou no da vezinha, mas não sendo assim, mitos mercados, farmácias ou casas especializadas em ervas naturais  vendem folhas de hortelã. hortelã possui doses de cálcio, fósforo, ferro, vitamina C, vitaminas B, vitamina D e vitamina E, entre outros. Os usos da hortelã são diversos, podendo ser desde dar sabor aos alimentos às infusões. .
Sistema digestivo: o consumo de hortelã dá ao organismo um novo ritmo para ter uma digestão efetiva, pois ajuda a diminuir a dor abdominal, a indigestão e as inflamações, entre outros males que afetam este sistema.
Sistema nervoso: é um poderoso relaxante, diminuindo os níveis de estresse, ajuda a dormir melhor.
Sistema respiratório: alivia a tose, desinflama o conduto respiratório, a asma, a bronquite e elimina infecções.
Sistema cardiovascular: diminui a tensão arterial e ajuda ao coração para que haja um correto bombeio de sangue.
Boca: mastigando folhas frescas de menta damos maior resistência às nossas gengivas, eliminamos bactérias e também algumas infecçõe...

Vitamina D é sol

Tua Saúde » Clínica Geral » Vitamina D é o sol

Para produzir Vitamina D suficiente basta expor-se ao sol 15 minutos  no rosto, pernas ou costas sem protetor solar apenas para receber a luz do sol durante os primeiros e mais inofensivos raios de sol da manhã, no mínimo 2 vezes por semana.
A vitamina D é tão importante para o organismo que é uma das únicas vitaminas que o próprio corpo produz. Além de ajudar a construir e reforças os ossos a vitamina D está envolvida na imunidade e neuromuscular.
Alguns estudos referem que pessoas com maiores níveis de vitamina D no sangue, possuem menores risco de desenvolver doenças como o câncer de mama, de intestino, depressão e até doenças cardíacas.
A vitamina D serve para:



facilitar a absorção do cálcio e do fósforo no organismo;
fortalecer os ossos e dentes tornando-os mais saudáveis;
aumentar a força muscular;
diminuir o risco de diabetes tipo 1;
melhorar o equilíbrio e

           ajudar a emagrecer.




Múltiplas propriedades do limão fazem com que o fruto seja considerado curativo


Dono de um sabor bem azedinho, capaz de estimular as piores caretas. Além de ser a fruta melhor pedida no calor, e no inverno ter a capacidade de espantar gripes e resfriados, a fruta tem qualidades que vão muito além de só aquecer e refrescar. Segundo especialistas, o fruto é um rei poderoso para uma alimentação saudável, sendo considerado até um fruto curativo graças às suas múltiplas propriedades. É um grande aliado na absorção do ferro do arroz, da carne e do feijão. Rico em vitamina C, ele tem ainda potássio e compostos anticancerígenos. Que tal, então, deixar de repudiá-lo pelo gosto azedo e passar a consumi-lo todos os dias.



 Laranja
          A laranja é rica em vitamina C e fonte de vitamina B9. Comer uma laranja inteira     fornece 140% das necessidades diárias de vitamina C. Além disso, laranja é fonte de minerais como ,cálcio  potássio e magnésio .

A laranja é uma fruta cítrica com sabor variando do doce para o levemente azedo.
É um fruto rico em sais minerais como, por exemplo, fósforo, cálcio e ferro.
Além dos sais minerais, a laranja é rica em vitamina C, possuindo também uma boa quantidade de vitaminas A e do complexo B.
É uma fruta pouco calórica, possuindo aproximadamente 40 calorias por 100 gramas.
A árvore que produz este fruto chama-se laranjeira.
É uma fruta híbrida, criada no passado, a partir do cruzamento da tangerina e do pomelo.
A origem desta fruta é a Índia. A versão doce da fruta foi trazida para o Brasil pelos portugueses, que a conheceram na China.
É uma fruta rica em suco e quando está madura assume a coloração alaranjada ou, em algumas espécies, permanece na cor verde.
A espécies de laranjas mais conhecidas e consumidas no Brasil são: laranja-pêra, laranja-lima, laranja-da-baia, laranja-seleta e laranja-cavala.






Frutas ricas em vitaminas e sais minerais



Vitaminas das frutas - Laranja, banana, kiwi

Cada vez mais estudos mostram que o consumo de fruta sé vital para promover a boa saúde. Frutas contêm vitaminas essenciais, além de e fibras alimentares , que ajudam a proteger a pessoa de doenças crônicas. Pessoas que consomem quantidades generosas de frutas como parte de uma dieta saudável têm maior probabilidade de reduzir o risco de doenças crônicas como alguns tipos de cânceres, AVC e outras doenças cardiovasculares.
Vitaminas provenientes de frutas ou de suplementos?

Frutas são ótima fonte de muitas vitaminas, minerais e outras substâncias que podem ajudar a proteger contra doenças crônicas. Alguns desses nutrientes também podem ser encontrados em outros alimentos. Comer uma 
dieta balanceada e ter um estilo de vida saudável são a chave para manter a boa saúde.Os nutrientes devem vir primeiramente de alimentos. Frutas contêm não somente as vitaminas e minerais encontrados nos suplementos, mas também outras substâncias naturais que podem ajudar a pessoa a diminuir o risco de doenças crônicas.
Relação de principais vitaminas das frutas 

Frutas e vitamina A 
A frutas são especialmente ricas em vitamina A,vitamina C  e vitamina B9 (ácido fólico
9.

Frutas e vitamina B9 (ácido fólico)
Uma alimentação saudável com quantidades de vitamina B9 reduz o risco da mulher ter criança com defeitos. Além disso, vitamina B9 ajuda o corpo a fabricar e manter células novas. Dentre as frutas, fontes de vitamina B9 são laranja,banana e pêssego. Outras boas fontes de vitamina B9 são espinafre e aspargo.
A vitamina A mantém a saúde dos olhos e pele e ajuda a proteger contra doenças infecciosas. Dentre as frutas, fontes de vitamina A são melão e manga.
Frutas e vitamina C
A vitamina C ajuda na sarar cortes e feridas e mantém a saúde de dentes e gengiva. Além disso, precisa-se de a vitamina C para a saúde dos ossos e vasos sanguíneos. Vitamina C também é antioxidante. Frutas boas fontes de vitamina C incluem: laranja e outras frutas cítricas, melão, banana, manga,  kiwi e tomate .

Banana
A banana além de ser fonte de vitamina C, é rica em potássio, o que faz dela a fruta preferida de muitos atletas. Além disso, banana é fonte de vitaminas B6 e B9.

Kiwi
A fruta kiwi, originária do oriente, é a fruta disponível comercialmente com maior teor de vitamina C. Apenas 1/2 xícara de kiwi já fornece em torno de 140% das necessidades diárias de vitamina C.




Manga



Pelo seu extraordinário sabor, aroma, cor e textura, a manga é ideal para ser consumida sozinha, em saladas de fruta, para elaborar sorvetes, tortas e marmeladas, misturar em saladas e mesmo para cozinhar como condimento de carnes e peixes.
Na Índia, a manga verde é o ingrediente básico para elaborar o tradicional chutney. As mangas são laxantes e altamente nutritivas. Também são uma importante fonte de vitamina A e têm pequenos teores de vitamina B e C.
Por cada 100 g de manga comestível fornecem-se 60,28 kcal, 0,5 g de proteínas, 0,10 g de gordura, 15,30 g de hidratos de carbono, e 1,50 g de fibra. Entre os minerais destaca-se o ferro, mas a manga também fornece potássio, fósforo, sódio e cálcio.
As mangas maduras não suportam bem o transporte porque são muito sensíveis a golpes e as baixas temperaturas (inferiores a 13ºC) provocam danos. Os frutos colhidos verdes podem alcançar a maturação a uma temperatura entre 25ºC e 30ºC.
A temperatura óptima de conservação para mangas maduras e verdes é de cerca de 13ºC e a humidade relativa óptima oscila entre os 90-95%.
Se a manga está verde pode ser deixada à temperatura ambiente até alcançar o ponto óptimo para o seu consumo. Apenas se se quiser consumir fria é que se coloca a manga no frigorífico antes de servi-la, e só durante o tempo necessário para o seu arrefecimento



Sintomas de Falta de Vitaminas do Complexo B

  Alguns sintomas da falta de alguma vitamina do complexo B no organismo são:

  • Cansaço fácil
  • Depressão
  • Irritabilidade fora do normal
  • Alterações do sono
  • Perda de apetite
  • Náuseas
  • Alterações na língua, como aspereza ou cor mais 
  • escura ou mais vermelha do que o normal
  • Diarreia
  • Dormências nas pernas e pés
  • Tremores
  • Dor de cabeça

Sintomas da falta de vitaminas B1 (Tiamina):

  • Sensação de formigamento nos dedos dos pés
  •  que se torna particularmente intensa à noite
  • Câimbras musculares na panturrilha
  • Dor nas pernas e nos pés
  • Pode haver confusão mental, laringite e visão dupla
A falta de vitamina B1 causa uma doença chamada Pelagra.
Sintomas da falta de vitamina B2 (Riboflavina):

  • Lesões nos cantos da boca, seguidas por rachaduras nos
  •  lábios, que podem deixar cicatrizes
  • Coloração vermelho-violeta, que podem surgir entre o
  •  nariz e os lábios, e no escroto

Sintomas da falta de vitamina B3 (Niacina):

  • Pelagra
  • Dermatose
  • Diarreia
  • Demência
  • Anorexia e perda de peso
  • Crises de dor de cabeça
  • Lesões na boca
  • Língua vermelha e inchada
  • Salivação excessiva
  • Vertigem
  • Depressão

Sintomas da falta de vitamina B5 (Ácido Pantotênico) são:

  • Formigamento nos pés
  • Má circulação nas pernas
  • Sonolência
  • Enjoo
  • Cãibras na barriga
  • Aumento dos gases intestinais
  • Infecções respiratórias

Sintomas da falta de vitamina B6 (Piridoxina):

  • Lesões na pele perto dos olhos, nariz e boca
  • Inflamação na língua
  • Estomatite

Sintomas da falta de vitamina B7 (Biotina):  

  • Conjuntivite
  • Dermatite esfoliativa
  • Descoloração pardacenta da pele e das mucosas
  • Dor muscular
  • Moleza
  • Aumento da glicemia
 Sintomas da falta de vitamina B9 (Ácido fólico):  

  • Alteração na produção do sangue 
  • Anemia macrolítica

Sintomas da falta de vitamina B12 

(Cianocobalamina):

Produção sanguínea alterada, como baixa de leucócitos e outros

A falta de vitamina B12 pode causar alteração epiteliais

   

                







Castanhas, Nozes e Amêndoas


Castanhas, Nozes e Amêndoas
As castanhas, também conhecidas como frutas oleaginosas, são fontes de fibras, ricas em vitaminas e minerais como potássio, selênio, magnésio e zinco.
As castanhas são compostas de gordura saudável, as do tipo insaturadas como ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados. Essas gorduras são responsáveis por efeitos benéficos como diminuição do LDL (colesterol ruim) e pelo aumento do HDL (colesterol bom), prevenindo, assim, doenças cardiovasculares.
Elas repõem a quantidade do nutriente necessária para combater o envelhecimento celular causado pela formação natural de radicais livres.
Estudos indicam que, quando parte de uma dieta balanceada, as castanhas auxiliam na perda de peso, pois são ricas em gorduras monoinsaturadas, responsáveis por manter o nível de açúcar no sangue estável e por ativar o metabolismo na queima de gorduras.

Castanha do Pará

Castanhas, Nozes e Amêndoas
A castanha do Pará tem ação tonificante, fortalecedora e nutritiva para o corpo. É indicada principalmente contra desnutrição e anemia. São também muito eficazes para ativar o cérebro e para aliviar constipações intestinais.
A castanha é rica em selênio, vitamina E, ácido fólico, cálcio, fósforo, magnésio e ácido graxo ômega 3.
O selênio — principal componente da castanha — é um mineral importantíssimo para uma vida longa e saudável. Ele é essencial para acionar enzimas que combatem os radicais livres. O selênio ajuda a formar enzimas antioxidantes, além de fortalecer as defesas do organismo.
O mineral também está intimamente associado à capacidade de o organismo se livrar de substâncias tóxicas, ajudando-o inclusive a expulsar possíveis metais pesados que estejam alojados nas células.
Quantidade recomendada: 1 unidade por dia.

Noz

Castanhas, Nozes e Amêndoas
É rica em vitaminas A, C, E e potássio. A noz é capaz de beneficiar suas veias e artérias. Taxas elevadas dessa substância no sangue ajudam a diminuir o colesterol alto. As nozes também apresentam um grande conjunto de antioxidantes, como ômega-3 e os polifenóis.
As nozes são uma boa opção uma vez que possuem maior concentração da vitamina E alfa-tocoferol — a forma da vitamina E que o corpo melhor absorve e utiliza.
Os antioxidantes existentes nas nozes possuem papel significativo contra os agressores das macromoléculas como DNA, proteínas, lipídeos e lipoproteínas. Incluir uma noz na dieta ajuda na prevenção de doenças crônicas degenerativas e desta forma proporcionar uma vida longa e de qualidade.
Quantidade recomendada: 1 unidade por dia.

Amêndoa

Castanhas, Nozes e Amêndoas
Contém ácido fólico, niacina, potássio, vitamina E, magnésio, fósforo, gorduras monoinsaturadas e proteínas. Para quem quer usufruir dos benefícios das oleaginosas e ainda perder peso, a amêndoa é mesmo a melhor opção. Tonifica o sistema nervoso, diminui o colesterol e melhora as afecções cardíacas.
A gordura monoinsaturada contida na amêndoa tem efeito benéfico na circulação e no colesterol, e também contribui na redução dos radicais livres por seu potente efeito antioxidante.
As amêndoas são excelentes restaurativas, tonificantes, nutritivas e ótimos tônicos para os nervos. A ingestão diária ajuda a proteger os rins e os órgãos reprodutores, fortalece os ossos, e ainda restabelece a força física e mental........
.......

Benefícios da semente de abóbora


Benefícios da semente de abóbora

No meio da tarde, sempre bate uma vontade de beliscar alguma coisa e as sementes de
abóbora são ideais para estes momentos. Estas sementes oleaginosas são boas fontes de vitaminas, minerais, fibras e gorduras do bem, e, por isso, ajudam a saciar a fome enquanto trazem diversos benefícios para o organismo. Nutricionista explica que as sementes de abóbora são ricas ômega 3 e 9, ácidos graxos mono insaturados, que ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue e previnem doenças cardiovasculares. 
Benefícios da semente de abóbora
Uma substância chamada cucurbitacina está presente nas sementes de abóbora e transforma o fruto em um vermífugo natural, que pode ser utilizado em adultos e acrianças.
As sementes também possuem alto teor de fibras, fundamentais para o bom funcionamento do intestino. Estas fibras também aumentam a sensação de saciedade e evitam que você coma mais do que precisa.
Consumir as sementes regularmente pode solucionar problemas de constipação intestinal. Mas não se esqueça de beber bastante água ou você pode agravar o problema. “Além disso, a grande concentração de magnésio estimula uma peristalse adequada, que favorecerá o funcionamento regular do intestino”, explica a nutricionista.

Nutrientes da semente de abóbora

Vitamina A: fundamental para a saúde dos olhos
Vitamina E: previne o envelhecimento precoce por ter ação antioxidante
Vitaminas do complexo B: principais responsáveis pela manutenção da saúde física e mental
Magnésio: regula as contrações musculares
Zinco: desempenha importante papel no funcionamento do sistema imunológico e no metabolismo das proteínas
Potássio: auxilia no controle da pressão arterial...



  1. Tremoço
Da família do grão e feijão, o tremoço existe há vários séculos na Europa. Foi muito popular entre os Romanos e pensa-se que terá sido difundido durante a expansão do império. Hoje, é considerado um petisco em países de cultura mediterrânica, como Portugal, Espanha e Itália.
Companheiro fiel da cerveja nos dias quentes, tem menos gordura do que outras iguarias estivais. Se aprecia tremoços, não há porque evitá-los. Desde que consumidos com moderação, são muito nutritivos e também dos aperitivos mais baratos nesta época do ano.
Nutritivos e pouco calóricos
O tremoço seco é rico em alcaloides naturais, substâncias tóxicas que lhe conferem um sabor amargo. Daí que só possa ser consumido depois de cozido e passado por várias águas. A cozedura inativa enzimas e elimina o poder germinativo. A passagem do tremoço por várias águas (lixiviação), retira-lhe o sabor amargo e os alcaloides. Este tratamento é feito industrialmente, pelo que o produto vende-se já cozido e conservado em salmoura.
Por cada 100 gramas desta leguminosa cozida e sem casca, obtém 15,4 g de proteínas e 9,4 g de fibra. Pelo contrário, não corre o risco de abusar da gordura, pois contém 1,1 gramas. Além disso, a gordura presente é sobretudo insaturada, menos prejudicial para a saúde. Os tremoços contêm ainda sais minerais, como cálcio, potássio e, em menor escala, ferro. Para quem come a casca, o valor nutricional é semelhante, mas com um pouco mais de fibra.....
  1. Tremoço
  2. Os tremoços são as sementes das plantas fabáceas conhecidas como tremoceiro, pertencentes ao género Lupinus e usadas na fixação de azoto nos solos...
  3. Informação Nutricional
    Tremoço
    Quantidade Por 100 gramas
    Calorias 371
  4. Lípido 10 g
    Gordura saturada 1,2 g
    Gordura poliinsaturada 2,4 g
    Gordura monoinsaturada 3,9 g
    Colesterol 0 mg
    Sódio 15 mg
    Potássio 1 013 mg
    Carboidrato 40 g
    Fibra dietética 19 g
    Proteína 36 g
    Vitamina A0 IUVitamina C4,8 mg
    Cálcio176 mgFerro4,4 mg
    Vitamina D0 IUVitamina B60,4 mg
    Vitamina
    B12
    0 µgMagnésio198 mg




Benefícios das sementes de girassol

Semente de girassol é aliada da saúde cardiovascular

Semente de girassol é aliada da saúde cardiovascular

Benefícios de girassol


Sendo uma das maiores fontes de nutrientes para a saúde emocional e mental, a semente do girassol contém vitaminas do complexo B. Há mais de 5 mil anos tem sido usada pelos índios americanos, e foram levadas para outros países pela Espanha.
As sementes são as que dão origem à flor Girassol, e que quando seca e salgada, pode ser consumida como aperitivo.

Composição

As gorduras poli-insaturadas presentes na semente desempenham função auxiliar na redução do mau colesterol e atuam como antioxidantes essenciais para formação e recuperação muscular. O consumo das sementes, além de castanhas e amêndoas que são alimentos ricos em ácidos graxos, é eficaz para evitar a incidência de tromboses arteriais, para combater a hipertensão e para a prevenção de doenças cardiovasculares.
A semente é uma excelente fonte de fibras e proteínas, com potássio, magnésio, cobre, fósforo, selênio e vitamina E, além de possuir um óleo benéfico para nosso organismo. Possui alto teor de vitamina B, E e A, além das gorduras poli-insaturadas – ômegas 3 e 6.

Benefícios

As vitaminas do complexo B presentes na semente auxiliam no bom funcionamento cerebral, e a vitamina E colabora com a ação antioxidante, agilizando o combate ao envelhecimento precoce, além de minimizar os sintomas da menopausa. O magnésio pode auxiliar no processo de relaxamento muscular e a grande quantidade de fibras ajuda na manutenção do funcionamento intestinal. Rica em fitoesteróis, a semente auxilia na redução dos níveis sanguíneos de LDL e também diminui o risco de câncer. Além disso, a semente, por ser rica em fibras, dá sensação de saciedade, auxiliando no processo de emagrecimento.

Como consumir?

A semente de girassol pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, e deve ser comprada própria para consumo humano e não em lojas de ração para animais uma vez que nestes ambientes há maior risco de contaminação. O óleo desta semente pode ser usado em lanches, sobre a salada e como tempero em receitas habituais. Utilizar a semente como forma de petisco, pode ser uma boa forma de substituir outros alimentos que não são tão saudáveis e ela pode ser usada ainda como um incremento a receitas de pães, bolos, cookies e farofas. O consumo recomendado é de uma colher de sopa ao dia. Quem está em processo de emagrecimento deve estar sempre atento à quantidade consumida, uma vez que seu consumo exagerado pode incrementar o consumo calórico.

Benefícios

A alimentação representa 20% do nível de colesterol, cuja alteração se relaciona a problemas cardiovasculares. Alguns alimentos, como a semente de girassol, podem ajudar a controlá-los. “A semente de girassol contém elevado teor do ácido graxo poliinsaturado linoléico (ômega 6) e do ácido graxo monoinsaturado oléico (ômega 9), nutrientes essenciais ao organismo, ou seja, não produzidos pelo corpo. Por isso, precisamos extraí-los da alimentação”, afirma a nutricionista 
O alimento é, também, excelente fonte de vitamina E – com ação antioxidante,  outra substância importante na prevenção de doenças do coração, além de proteger a pele da radiação ultravioleta, evitando o envelhecimento precoce. Reduz, ainda, o risco de câncer de pele, de cólon, bexiga e de próstata, além de proteger a membrana celular e os neurônios, evitando a oxidação da molécula do colesterol, ajudando no seu controle e na prevenção de aterosclerose. A vitamina tem um significativo efeito antiinflamatório, sendo benéfica em casos de osteoartrite e artrite reumatoide.
A semente é rica em fitoesteróis, compostos encontrados em plantas com estrutura química semelhante a do colesterol, que, se ingeridos em quantidades suficientes, podem reduzir os níveis sanguíneos de LDL e diminuem o risco de câncer. Fonte de selênio, mineral de ação antioxidante que inibe a proliferação de células cancerosas e induz à morte de células cancerígenas.
Rica em fibras,  auxilia na prevenção da constipação intestinal e causa saciedade. Por isso, pode auxiliar no emagrecimento, já que auxilia na redução do apetite. Também é fonte de magnésio – mineral que mantêm os nervos relaxados e é importante para a formação óssea. Contém cobre que é fundamental para a função das enzimas envolvidas na ligação do colágeno com elastina, proporcionando resistência e flexibilidade nos ossos e articulações..

Sem comentários:

Enviar um comentário